O Incoterm FAS (Free Alongside Ship / Franco ao Costado do Navio) é uma regra exclusiva para o transporte marítimo e fluvial. Sob este termo, o vendedor cumpre a sua obrigação de entrega quando a mercadoria é colocada no costado do navio, no porto de carga acordado.
A partir desse momento, o comprador assume todos os custos e riscos da carga.
Com o Incoterm FAS, o vendedor é responsável por levar a mercadoria ao cais e colocá-la ao lado do navio. É crucial que a carga esteja acessível para ser içada a bordo. No momento em que a carga está ao lado do navio, ocorre a transferência de risco.
Comprou um lote de grandes tubos de aço a um fornecedor na China sob o Incoterm FAS (Porto de Xangai).
O fornecedor chinês organiza e paga o transporte dos tubos desde a sua fábrica até ao porto de Xangai.
Transmissão do risco: Os tubos chegam ao cais e são colocados ao lado do navio. Nesse instante, o risco de qualquer dano ou perda (ex., se o tubo cair ao mar antes de ser carregado) passa do fornecedor para si, o comprador.
A sua responsabilidade: A partir desse momento, encarrega-se de tudo: contratar o guindaste para carregar os tubos para o navio, pagar o frete marítimo, gerir o desalfandegamento de exportação, o seguro e todos os custos até ao seu armazém final.
A diferença entre FAS e FOB é subtil, mas muito importante, e muitas vezes causa confusão. Conhecer essa diferença é essencial antes de decidir qual utilizar:
A entrega é feita ao costado do navio. O comprador encarrega-se do carregamento para o navio.
A entrega é feita a bordo do navio. O vendedor é responsável pelo carregamento da mercadoria a bordo.
Se o comprador não tiver experiência na gestão de guindastes e no carregamento no porto, o FOB é geralmente uma opção mais segura para evitar problemas na manipulação e na estiva da mercadoria.
A menor responsabilidade para o vendedor. A mercadoria é entregue no seu armazém ou fábrica. O comprador assume todos os custos e riscos a partir desse ponto.
O vendedor entrega a mercadoria ao transportador designado pelo comprador.
O vendedor paga o transporte até ao destino acordado.
O vendedor paga o transporte e o seguro até ao destino acordado.
O vendedor assume todos os custos e riscos até que a mercadoria seja entregue e descarregada no destino acordado (ex., um terminal ou armazém).
O vendedor entrega quando a mercadoria é colocada à disposição no local acordado.
O vendedor assume todos os custos e riscos até à entrega final.
O vendedor entrega quando a mercadoria ultrapassa a amurada do navio.
O vendedor paga o custo e o frete até ao porto de destino.
O vendedor paga o custo, seguro e frete até ao porto de destino.