A Declaração Sumária é um documento aduaneiro crucial que serve para a segurança e proteção, permitindo que as alfândegas realizem uma análise de riscos antes que a mercadoria chegue ou saia do território.
É uma declaração que contém um conjunto de dados básicos sobre a mercadoria, o transportador e a rota a fazer. A sua finalidade é dar às autoridades aduaneiras da União Europeia a informação antecipada sobre a remessa para que possam realizar uma análise de risco de segurança e proteção. Isto permite identificar possíveis ameaças ou atividades ilícitas sem necessidade de inspecionar toda a carga.
Existem dois tipos, dependendo se a mercadoria entra ou sai do território aduaneiro da União Europeia. Vamos detalhar cada um deles:
Propósito: Apresenta-se para mercadorias que entram na UE provenientes de um terceiro país.
Quando se apresenta: Deve ser apresentada à alfândega do primeiro ponto de entrada na UE antes da chegada da mercadoria. Os prazos variam consoante o meio de transporte (ex., horas para o transporte aéreo, dias para o marítimo).
Quem a apresenta: A responsabilidade recai sobre o transportador (a companhia aérea, empresa de navegação ou transportador rodoviário) que introduz a mercadoria no território da UE.
Propósito: Apresenta-se para mercadorias que saem da UE para um terceiro país.
Quando se apresenta: Apresenta-se à alfândega de saída antes que a mercadoria abandone o território.
Quem a apresenta: A responsabilidade principal é geralmente do transportador.
O sistema de gestão destas declarações na UE é conhecido como ICS2 (Import Control System 2), que digitalizou e centralizou o processo. A declaração sumária faz parte do sistema de "balcão único" aduaneiro e está a ser implementada por fases de 2021 a 2025.
Podem e devem aceder ao ICS2 os seguintes operadores económicos que gerem mercadorias com destino ou em trânsito pela União Europeia, Noruega ou Suíça:
Aéreos (já obrigatório)
Marítimos (obrigatório desde junho de 2024)
Ferroviários e rodoviários (obrigatório desde março de 2025)
Especialmente se apresentarem a DSE (Declaração Sumária de Entrada) em nome dos transportadores ou consignatários. No caso de transporte consolidado, também devem declarar os dados das suas cargas.
Se estiverem fora da UE, devem fornecer dados completos de segurança (Código SH de 6 dígitos, descrição precisa da mercadoria, dados do consignatário e do exportador).
Devem assegurar-se de que os seus parceiros logísticos cumprem com a obrigação de apresentação de dados no ICS2. Podem delegar o trâmite, mas continuam a ser responsáveis.
Amazon, CTT (Correios), DHL, etc., já estão integrados porque movimentam milhões de envios por ano e devem cumprir as normas do ICS2.
Além disso, é preciso ter em conta que são necessários uma série de requisitos técnicos para aceder ao ICS2 que permitem fazer as declarações sumárias, como estar registado como Operador Económico Autorizado (OEA) ou ter um EORI válido.
Documento que certifica a entrega de mercadoria ao transportador, chave na logística e controlo de envios.
Documento internacional obrigatório para o transporte rodoviário entre países signatários da convenção CMR.
Apresenta o formulário aduaneiro essencial para operações de importação e exportação fora da UE.
Documento que certifica a saída efetiva de mercadorias exportadas da UE.
Certificado que permite obter benefícios tarifários em exportações para países com acordos preferenciais.
Documento que certifica o estatuto aduaneiro de produtos entre a UE e a Turquia, permitindo certas isenções fiscais.
Documentos que permitem o movimento de mercadorias sob controlo aduaneiro dentro ou fora do território aduaneiro da UE.
Formulário obrigatório para o transporte seguro de mercadorias perigosas, cumprindo com regulamentações internacionais.