No mundo da logística e do transporte, os imprevistos podem ocorrer ao longo de toda a cadeia: danos, roubos ou perdas. Se não segurar a sua mercadoria, corre o risco de perder uma parte significativa do valor da mesma. É um erro comum pensar que o seguro do transportador é suficiente, mas a sua responsabilidade legal é limitada e, em muitos casos, não cobre o valor total da sua carga, que é uma das situações mais habituais e que podemos dar como exemplo:
Imagine um envio de 10.000 € que é danificado; o seguro obrigatório do transportador só poderá indemnizá-lo com umas poucas centenas de euros. O seguro de carga adequado é a única garantia para proteger o seu património.
Existem dois grandes tipos de seguros, cada um com uma função e um beneficiário distintos. Compreender a diferença é chave para tomar a decisão correta de trabalhar com o seguro obrigatório ou optar pela ampliação da cobertura. Estes são os dois tipos de seguro existentes:
Este seguro é uma apólice que o transportador contrata para cobrir a sua própria responsabilidade legal pelos danos que possa causar à mercadoria. É um seguro de responsabilidade civil, não um seguro de carga.
Obrigatório para todos os transportadores rodoviários em Espanha. A sua indemnização máxima está limitada a 6 € por quilograma de peso bruto da mercadoria.
Obrigatório para transportes internacionais. A responsabilidade do transportador está limitada a 8,33 Direitos Especiais de Saque (DES), o que equivale aproximadamente a 10 € por quilograma.
O seguro de todos os riscos é contratado diretamente pelo proprietário da mercadoria (o expedidor ou o destinatário) e é o único que protege o valor comercial total da sua carga.
Cobre praticamente qualquer risco de perda ou dano físico da mercadoria (acidentes, roubos, incêndios, etc.), desde que é carregada até que é entregue. Só exclui riscos muito específicos como a guerra ou a negligência do expedidor.
Em caso de sinistro, receberá uma indemnização pelo valor total da sua mercadoria, sem as limitações de peso do seguro do transportador.
O custo do seu seguro de carga é calculado com base numa série de fatores chave para lhe oferecer uma apólice à medida:
O valor declarado da carga é o principal fator.
Se é frágil, perecível ou perigosa.
A origem, destino e a complexidade da rota influenciam o risco.
Estrada, marítimo ou aéreo.
De forma habitual, as próprias companhias de transporte já oferecem aos clientes a opção de ampliação da cobertura de seguro, por isso é importante, antes de realizar o transporte, consultar tanto as coberturas como os custos. Por isso, revemos quais são as perguntas mais frequentes que costumam surgir relativamente ao seguro de transporte:
Geralmente, o proprietário da mercadoria (expedidor ou destinatário), para proteger o seu investimento.
Não, mas é altamente recomendável para qualquer mercadoria de valor.
A maioria das apólices não cobre os atrasos, mas existem cláusulas adicionais que podem cobrir perdas consequenciais por atraso.
Cobre a responsabilidade do transportador por danos ou perdas durante o transporte nacional de mercadorias.
Cobre a responsabilidade do transportador em envios internacionais por estrada segundo a convenção CMR.
Protege o valor total da mercadoria face a danos, perdas ou atrasos durante o transporte.