O Conhecimento de Embarque House (HBL) é um tipo de documento utilizado no transporte marítimo. Este é um documento de conhecimento de embarque que é emitido por um transitário ou um NVOCC (Non-Vessel Operating Common Carrier, ou transportador que não opera navios).
Ao contrário do Master Bill of Lading (MBL), que é emitido diretamente pela companhia de navegação, o HBL é o documento que a sua empresa recebe do transitário. É o seu recibo e contrato de transporte diretamente com eles.
Imagine que a sua empresa quer enviar duas paletes de mercadoria para os EUA. É uma quantidade pequena, pelo que contrata um transitário para gerir o envio. Os passos seriam os seguintes:
O seu transitário recolhe as suas duas paletes e junta-as com a carga de outros exportadores que também enviam mercadoria para o mesmo destino.
O transitário emite-lhe o Conhecimento de Embarque House (HBL). Neste documento, a sua empresa aparece como o "carregador" (shipper) e o seu cliente nos EUA como o "consignatário" (consignee).
Com todas as cargas consolidadas num único contentor, o transitário leva o contentor à companhia de navegação. A companhia de navegação, por sua vez, emite um Master Bill of Lading (MBL) ao transitário.
Resultado: Numa só operação de transporte marítimo, coexistem dois documentos chave:
O HBL cumpre as mesmas três funções que qualquer Conhecimento de Embarque, mas no contexto da sua relação com o transitário:
Certifica que o transitário recebeu a sua carga.
Evidencia o acordo entre a sua empresa e o transitário.
Confere-lhe controlo legal sobre a sua carga. Para que o seu cliente no destino possa receber a mercadoria, deve apresentar o HBL ao escritório do transitário ou do seu agente.
Critério | Conhecimento de Embarque House (HBL) | Master Bill of Lading (MBL) |
---|---|---|
Emitido por: | O transitário ou NVOCC. | A companhia de navegação ou transportador marítimo. |
Carregador (Shipper): | O exportador original (a sua empresa). | O transitário que consolida a carga. |
Consignatário: | O importador final (o seu cliente). | O agente do transitário no porto de destino. |
Amplitude: | Cobre um só envio ou parte de um contentor. | Cobre o contentor completo, que pode conter envios de vários clientes. |
Uso principal: | Para envios LCL (Less than Container Load) ou quando se usa um transitário para gerir a logística. | Para envios FCL (Full Container Load) diretos com a companhia de navegação ou para consolidações geridas por um transitário. |
O transitário ou NVOCC.
A companhia de navegação ou transportador marítimo.
O exportador original (a sua empresa).
O transitário que consolida a carga.
O importador final (o seu cliente).
O agente do transitário no porto de destino.
Cobre um só envio ou parte de um contentor.
Cobre o contentor completo, que pode conter envios de vários clientes.
Para envios LCL (Less than Container Load) ou quando se usa um transitário para gerir a logística.
Para envios FCL (Full Container Load) diretos com a companhia de navegação ou para consolidações geridas por um transitário.
Em suma, o Conhecimento de Embarque House é o seu documento de propriedade e controlo quando trabalha com um intermediário logístico, um transitário neste caso. É uma peça fundamental na complexa engrenagem do transporte marítimo, especialmente nos envios de carga consolidada, pelo que conhecer o documento e saber geri-lo corretamente é essencial.
Contrato de transporte marítimo entre o carregador e a companhia de navegação.
Detalhes da transação comercial e conteúdo das embalagens.
Lista oficial de toda a carga a bordo do navio.
Acredita o país de fabrico da mercadoria exportada.
Cobre os riscos de perda ou dano durante o transporte marítimo.
Contrato entre proprietário do navio e fretador para uso da embarcação.
Garantem o cumprimento de normas sanitárias para certos produtos.