A gestão documental é um pilar fundamental no transporte marítimo. Para que a sua carga viaje sem contratempos, a Fatura Comercial e o Packing List são dois documentos que não podem faltar. Embora sejam frequentemente confundidos, têm funções muito distintas e complementares.
A Fatura Comercial é o documento legal que certifica a transação de compra e venda entre o exportador e o importador ou vice-versa. É o primeiro documento que a alfândega solicita, uma vez que o utiliza para calcular as tarifas aduaneiras e impostos na importação, como o IVA ou o imposto correspondente dependendo do país.
Para evitar atrasos e sanções alfandegárias por um preenchimento incorreto, a sua fatura comercial deve ser precisa e conter a seguinte informação:
Nome, endereço, número de telefone e, crucialmente, o número de identificação fiscal (NIF/VAT).
Um identificador único para a rastreabilidade da operação.
Descreva o produto com clareza. Inclua a referência do produto, o tipo de unidade (caixas, unidades, etc.) e a quantidade.
O código numérico que classifica a mercadoria a nível internacional. É imprescindível para que a alfândega aplique a tarifa correta.
O preço de cada produto e o valor total da mercadoria. A alfândega utiliza este valor para calcular a base tributável.
A divisa em que se realiza a transação (ex. EUR, USD).
O termo de comércio internacional (ex., FOB, CIF, EXW) que define as responsabilidades, custos e riscos do transporte entre as partes.
Detalhes sobre como a mercadoria será paga.
A alfândega utiliza a informação desta fatura, juntamente com o custo do frete e o seguro, para determinar o valor aduaneiro da mercadoria e assim calcular os impostos a pagar. Um erro no valor declarado pode levar a multas e retenções da carga.
Ao contrário da fatura, o Packing List não tem valor comercial, mas é uma ferramenta logística e de controlo indispensável. É um inventário detalhado da sua carga, que descreve o conteúdo, peso e dimensões de cada volume. É a folha de rota para a manipulação e a inspeção da carga.
O Packing List é a radiografia do seu envio. Deve ser preciso e fácil de ler, incluindo:
O número total de embalagens, caixas, paletes, sacos, etc.
Identificadores únicos que permitem rastrear cada embalagem (ex., "Caixa 1 de 20").
Uma descrição simples do conteúdo de cada volume.
O peso do produto sem embalagem (líquido) e com embalagem (bruto). O peso bruto é crucial para o frete e as operações no terminal.
As medidas (comprimento x largura x altura) para calcular o volume e o espaço que a carga ocupará no contentor.
Para vincular o inventário à transação de venda.
O Packing List facilita o trabalho dos transportadores, dos despachantes aduaneiros e dos operadores de terminal, uma vez que podem verificar a carga sem necessidade de abrir todas as embalagens. Em caso de inspeção aduaneira, a alfândega utiliza este documento para comparar a carga com a documentação declarada.
A Fatura Comercial e o Packing List são documentos interdependentes. É fundamental que a informação sobre a descrição da mercadoria, a quantidade de volumes e o peso coincida exatamente em ambos os documentos. Uma discrepância, por pequena que seja, pode gerar:
Para garantir que a sua documentação está impecável, confie num transitário ou despachante aduaneiro. Uma boa gestão documental é o seu melhor investimento para um transporte marítimo sem surpresas.
Contrato de transporte marítimo entre o carregador e a companhia de navegação.
Documento emitido pelo transitário para cada cliente individual.
Lista oficial de toda a carga a bordo do navio.
Acredita o país de fabrico da mercadoria exportada.
Cobre os riscos de perda ou dano durante o transporte marítimo.
Contrato entre proprietário do navio e fretador para uso da embarcação.
Garantem o cumprimento de normas sanitárias para certos produtos.