Se transportar grandes volumes de mercadoria a granel (cereais, minerais, petróleo) ou necessita de um navio para um projeto específico, o fretamento (Chartering) é a sua melhor opção. Não envie a sua carga por partes, contrate o navio completo e poupe custos, embora também represente um desafio e um importante investimento financeiro.
É um contrato para o aluguer de um navio completo entre o armador (dono do navio) e o fretador (a sua empresa). Dá-lhe o controlo e a capacidade para mover a sua carga massiva de forma eficiente e segura. Dependendo do tipo de mercadoria, existem também diferentes tipos de fretamento.
Oferecemos três modalidades de fretamento, cada uma desenhada para uma necessidade específica.
Necessita transportar uma quantidade específica de carga numa só viagem.
Quer que o armador se encarregue de tudo (tripulação, combustível, seguros).
Prefere pagar um preço fixo por tonelada de carga.
Ideal para: Envios únicos de grandes volumes de carvão, grão ou fertilizantes.
Necessita do navio à sua disposição por um período de tempo definido (ex. 6 meses).
Quer ter liberdade para decidir a rota e a carga que transporta.
Está disposto a gerir e pagar os custos variáveis (combustível, taxas portuárias).
Ideal para: Empresas com fluxos de carga constantes e recorrentes, como grandes petrolíferas e mineiras.
Procura o controlo total do navio, como se fosse seu.
Tem capacidade para contratar a sua própria tripulação e gerir a manutenção.
Está a pensar numa solução de longo prazo.
Ideal para: Grandes empresas com experiência na gestão marítima.
Para lhe dar uma cotação precisa de um serviço como o do fretamento, precisamos saber:
Tipo de carga a transportar
Peso total da carga
Portos de carga e descarga
Datas estimadas do envio
Contrato de transporte marítimo entre o carregador e a companhia de navegação.
Documento emitido pelo transitário para cada cliente individual.
Detalhes da transação comercial e conteúdo das embalagens.
Lista oficial de toda a carga a bordo do navio.
Acredita o país de fabrico da mercadoria exportada.
Cobre os riscos de perda ou dano durante o transporte marítimo.
Garantem o cumprimento de normas sanitárias para certos produtos.