O Manifesto de Carga (Cargo Manifest) é um dos documentos mais importantes no transporte marítimo, especialmente para a tripulação, a alfândega e os operadores portuários. É uma lista completa e detalhada de toda a carga que um navio transporta numa viagem específica.
Este documento é preparado no porto de origem e acompanha o navio durante toda a viagem. É a declaração oficial que o transportador (a companhia de navegação) apresenta às autoridades aduaneiras de cada porto de escala para as informar sobre a mercadoria que vai descarregar.
O manifesto de carga é uma compilação de dados de todos os Conhecimentos de Embarque (B/L) emitidos para o navio. Por cada B/L, o manifesto inclui:
A referência do Conhecimento de Embarque correspondente.
Nomes e endereços.
Uma descrição geral dos produtos.
Quantidade de pacotes, caixas, paletes, etc.
O peso total e o volume de cada envio.
Os identificadores que aparecem nos volumes para facilitar a sua rastreabilidade.
Os portos de carga e descarga de cada envio.
Se a carga exigir um manuseamento especial (ex., refrigeração).
O manifesto de carga tem múltiplas funções na cadeia logística e aduaneira:
É o documento principal que a alfândega utiliza para verificar a carga que entra e sai do país. Se a informação do Manifesto de Carga não coincidir com as declarações aduaneiras (DUA), a mercadoria pode ser retida.
Os operadores do porto utilizam-no para planear a descarga e o armazenamento da mercadoria. Indica-lhes que contentores ou volumes devem ser descarregados em cada porto.
Ajuda a tripulação e as autoridades a identificar a natureza da carga, especialmente se contiver mercadorias perigosas.
Fornece dados sobre o volume de comércio e permite um acompanhamento da carga ao longo da sua rota.
Embora ambos estejam estreitamente relacionados, não são o mesmo e é fundamental entender e compreender o que é cada um e que função têm:
É um documento individual que cobre um envio específico de um carregador a um consignatário. É um contrato de transporte e um título de propriedade.
É um documento coletivo que lista todos os envios a bordo de um navio. É um resumo operacional e legal para a companhia de navegação e as autoridades, mas não é um título de propriedade.
Podemos afirmar, em resumo, que o manifesto de carga é a "lista de passageiros" da mercadoria a bordo de um navio, pelo que confere a transparência necessária do transportador, a companhia de navegação, perante terceiros como as autoridades aduaneiras ou mesmo as autoridades fronteiriças das águas por onde passa a sua rota.
Contrato de transporte marítimo entre o carregador e a companhia de navegação.
Documento emitido pelo transitário para cada cliente individual.
Detalhes da transação comercial e conteúdo das embalagens.
Acredita o país de fabrico da mercadoria exportada.
Cobre os riscos de perda ou dano durante o transporte marítimo.
Contrato entre proprietário do navio e fretador para uso da embarcação.
Garantem o cumprimento de normas sanitárias para certos produtos.