Incoterm CFR (Cost and Freight): o seu fornecedor paga o frete, mas o risco é seu

O Incoterm CFR (Cost and Freight / Custo e Frete) é uma regra de uso exclusivo para o transporte marítimo e fluvial. Sob este termo, o vendedor paga o transporte principal (o frete marítimo) até ao porto de destino acordado, mas o risco da mercadoria é transferido para o comprador no porto de origem.

É crucial entender este Incoterm, pois a responsabilidade pelos custos e o risco são divididos em dois pontos diferentes da cadeia logística.

Como funciona o CFR? A entrega e o risco são divididos

Com o Incoterm CFR, o vendedor assume a responsabilidade da logística até que a mercadoria esteja a bordo do navio. A transmissão do risco ocorre no porto de origem, mas o vendedor continua a pagar o frete até ao porto de destino.

Exemplo Prático:

Comprou um lote de painéis solares a um fornecedor na China sob o Incoterm CFR (Porto de Lisboa).

1

Organização do transporte na origem

O fornecedor chinês organiza e paga o transporte desde a sua fábrica até ao porto de Xangai.

2

Carregamento a bordo do navio

O fornecedor também se encarrega de carregar os painéis a bordo do navio.

3

Transmissão do risco

No momento em que os painéis cruzam a amurada do navio em Xangai, o risco de qualquer dano ou perda passa para si, o comprador.

4

Distribuição de custos

O fornecedor paga o frete marítimo de Xangai para Lisboa.

5

A sua responsabilidade

Se o contentor com os painéis cair ao mar durante a travessia, o custo da perda é seu. Assim que a mercadoria chega a Lisboa, encarrega-se do descarregamento, do desalfandegamento de importação e de todos os custos até ao seu armazém.

Responsabilidades sob o Incoterm CFR

Responsabilidade do vendedor:

  • Embalar e preparar a mercadoria.
  • Gerir e pagar o transporte terrestre na origem.
  • Gerir e pagar o desalfandegamento de exportação.
  • Carregar a mercadoria a bordo do navio.
  • Contratar e pagar o frete marítimo até ao porto de destino.
  • Assumir o risco até que a mercadoria esteja a bordo.

A sua Responsabilidade como comprador:

  • Assumir o risco a partir do momento em que a mercadoria está a bordo do navio no porto de origem.
  • Contratar e pagar o seguro da mercadoria (muito recomendável).
  • Gerir e pagar o descarregamento no porto de destino.
  • Gerir e pagar o desalfandegamento de importação, impostos e taxas.
  • Pagar o transporte desde o porto de destino até ao seu armazém.

CFR vs. CIF: A diferença chave é o seguro

A diferença entre CFR e CIF é fundamental e muitas vezes é a causa de mal-entendidos, pelo que é importante conhecer o alcance de cada um deles:

CFR

O vendedor não tem a obrigação de contratar um seguro. É sua responsabilidade, como comprador, proteger a carga.

CIF

O vendedor é obrigado a contratar um seguro mínimo para a mercadoria a seu favor.

Se escolher CFR, deve ter consciência de que a sua carga viaja sem seguro contratado pelo vendedor. É vital que contrate um seguro por sua conta para proteger a mercadoria que comprou e que viaja no transporte marítimo.

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