Incoterm CPT (Carriage Paid To): o seu fornecedor paga o transporte, mas o risco é seu

O Incoterm CPT (Carriage Paid To / Transporte Pago Até) é uma regra multimodal muito utilizada que oferece um equilíbrio de responsabilidades entre o vendedor e o comprador. Sob o CPT, o vendedor encarrega-se de pagar o transporte principal até ao destino acordado, mas o risco é transferido para o comprador no ponto de origem.

É uma opção excelente se pretende que o seu fornecedor se encarregue da logística inicial e do custo do frete, mas prefere gerir o seguro da sua mercadoria garantindo a cobertura mais adequada em cada situação.

Como funciona o CPT? A transmissão de riscos na origem

O CPT baseia-se no conceito de "ponto duplo":

Ponto de Entrega (Transmissão de Risco)

O vendedor cumpre a sua obrigação de entrega no momento em que coloca a mercadoria à disposição do primeiro transportador contratado. Nesse momento, o risco de perda ou dano passa do vendedor para o comprador.

Ponto de Destino (Distribuição de Custos)

O vendedor paga o custo do transporte até ao local de destino acordado (ex. o seu armazém, um porto ou um aeroporto).

Exemplo Prático

Comprar mobiliário a um fornecedor na China sob Incoterm CPT (transporte pago até Barcelona).

1Ponto 1 (Origem - Transmissão de Risco)

O fornecedor carrega o mobiliário no camião da empresa de transporte no seu armazém na China. No momento em que o camião sai da fábrica, o risco da carga passa para si, o comprador.

2Ponto 2 (Destino - Distribuição de Custos)

O fornecedor paga todos os custos para que a mercadoria chegue até ao porto de Barcelona.

A sua responsabilidade

Se o contentor cair do camião na China ou houver um problema durante a travessia marítima, o risco é seu. É o responsável por contratar um seguro para a sua carga e por gerir a alfândega de importação e a entrega final no seu armazém.

Responsabilidades sob Incoterm CPT

Responsabilidade do Vendedor

Embalar a mercadoria e deixá-la pronta para o transporte.

Gerir e pagar o transporte terrestre na origem.

Gerir e pagar o desalfandegamento de exportação.

Contratar e pagar o transporte principal (ex. frete marítimo ou aéreo) até ao local de destino acordado.

A sua Responsabilidade (comprador)

Assumir o risco da mercadoria a partir do momento em que é entregue ao primeiro transportador na origem.

Contratar e pagar o seguro da mercadoria.

Gerir e pagar o desalfandegamento de importação, os impostos e as tarifas aduaneiras.

Assumir os custos de descarga no destino (a menos que seja acordado o contrário).

Contratar e pagar o transporte a partir do local de destino acordado até ao seu armazém final.

CPT vs. FCA: Qual a diferença chave?

É habitual questionar-se sobre a diferença entre ambos os Incoterms devido à sua semelhança. Enquanto em FCA o comprador contrata e paga o transporte principal, em CPT é o vendedor quem o faz. Ambos transferem o risco na origem, mas o CPT confere ao vendedor mais responsabilidade na gestão logística.

CPT vs. CIP: A chave está no seguro

Outra das perguntas frequentes é também a diferença entre CPT e CIP; CPT não obriga o vendedor a contratar um seguro, enquanto o CIP o faz (com uma cobertura elevada). Se escolher CPT, é fundamental que contrate um seguro para proteger o seu investimento.

Precisa de ajuda para gerir o seu envio sob Incoterm CPT?

A correta aplicação dos Incoterms é vital para evitar surpresas na sua cadeia de abastecimento, e na Envio x Envio sabemos disso. Por isso, se tiver dúvidas sobre os custos ou a gestão da sua carga, a nossa equipa profissional está aqui para o ajudar a planear a sua logística de forma eficiente e segura, esclarecendo qualquer dúvida para que as suas operações logísticas sejam plenamente bem-sucedidas.

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