O Incoterm CPT (Carriage Paid To / Transporte Pago Até) é uma regra multimodal muito utilizada que oferece um equilíbrio de responsabilidades entre o vendedor e o comprador. Sob o CPT, o vendedor encarrega-se de pagar o transporte principal até ao destino acordado, mas o risco é transferido para o comprador no ponto de origem.
É uma opção excelente se pretende que o seu fornecedor se encarregue da logística inicial e do custo do frete, mas prefere gerir o seguro da sua mercadoria garantindo a cobertura mais adequada em cada situação.
O CPT baseia-se no conceito de "ponto duplo":
O vendedor cumpre a sua obrigação de entrega no momento em que coloca a mercadoria à disposição do primeiro transportador contratado. Nesse momento, o risco de perda ou dano passa do vendedor para o comprador.
O vendedor paga o custo do transporte até ao local de destino acordado (ex. o seu armazém, um porto ou um aeroporto).
Comprar mobiliário a um fornecedor na China sob Incoterm CPT (transporte pago até Barcelona).
O fornecedor carrega o mobiliário no camião da empresa de transporte no seu armazém na China. No momento em que o camião sai da fábrica, o risco da carga passa para si, o comprador.
O fornecedor paga todos os custos para que a mercadoria chegue até ao porto de Barcelona.
Se o contentor cair do camião na China ou houver um problema durante a travessia marítima, o risco é seu. É o responsável por contratar um seguro para a sua carga e por gerir a alfândega de importação e a entrega final no seu armazém.
Embalar a mercadoria e deixá-la pronta para o transporte.
Gerir e pagar o transporte terrestre na origem.
Gerir e pagar o desalfandegamento de exportação.
Contratar e pagar o transporte principal (ex. frete marítimo ou aéreo) até ao local de destino acordado.
Assumir o risco da mercadoria a partir do momento em que é entregue ao primeiro transportador na origem.
Contratar e pagar o seguro da mercadoria.
Gerir e pagar o desalfandegamento de importação, os impostos e as tarifas aduaneiras.
Assumir os custos de descarga no destino (a menos que seja acordado o contrário).
Contratar e pagar o transporte a partir do local de destino acordado até ao seu armazém final.
É habitual questionar-se sobre a diferença entre ambos os Incoterms devido à sua semelhança. Enquanto em FCA o comprador contrata e paga o transporte principal, em CPT é o vendedor quem o faz. Ambos transferem o risco na origem, mas o CPT confere ao vendedor mais responsabilidade na gestão logística.
Outra das perguntas frequentes é também a diferença entre CPT e CIP; CPT não obriga o vendedor a contratar um seguro, enquanto o CIP o faz (com uma cobertura elevada). Se escolher CPT, é fundamental que contrate um seguro para proteger o seu investimento.
A correta aplicação dos Incoterms é vital para evitar surpresas na sua cadeia de abastecimento, e na Envio x Envio sabemos disso. Por isso, se tiver dúvidas sobre os custos ou a gestão da sua carga, a nossa equipa profissional está aqui para o ajudar a planear a sua logística de forma eficiente e segura, esclarecendo qualquer dúvida para que as suas operações logísticas sejam plenamente bem-sucedidas.
A menor responsabilidade para o vendedor. A mercadoria é entregue no seu armazém ou fábrica. O comprador assume todos os custos e riscos a partir desse ponto.
O vendedor entrega a mercadoria ao transportador designado pelo comprador.
O vendedor paga o transporte e o seguro até ao destino acordado.
O vendedor assume todos os custos e riscos até que a mercadoria seja entregue e descarregada no destino acordado (ex., um terminal ou armazém).
O vendedor entrega quando a mercadoria é colocada à disposição no local acordado.
O vendedor assume todos os custos e riscos até à entrega final.
O vendedor entrega a mercadoria ao transportador designado pelo comprador.
O vendedor entrega quando a mercadoria ultrapassa a amurada do navio.
O vendedor paga o custo e o frete até ao porto de destino.
O vendedor paga o custo, seguro e frete até ao porto de destino.