Incoterm FOB (Free on Board): a regra de ouro do transporte marítimo

O Incoterm FOB (Free on Board / Franco a Bordo) é, sem dúvida, um dos Incoterms mais populares e utilizados no transporte marítimo a nível mundial. Sob o FOB, o vendedor cumpre a sua obrigação de entrega quando a mercadoria é carregada a bordo do navio no porto de embarque acordado.

É um termo de uso exclusivo para o transporte marítimo e a opção preferida por muitos importadores, pois permite-lhes ter um maior controlo sobre o transporte principal.

Como funciona o FOB? O momento-chave do carregamento

Com o Incoterm FOB, o vendedor é responsável por todo o processo logístico até que a mercadoria esteja dentro do navio. Isso inclui o transporte terrestre na origem, a gestão do desalfandegamento de exportação e o carregamento a bordo.

A transmissão do risco e dos custos ocorre no instante em que a mercadoria cruza a amurada do navio, de forma literal.

Exemplo Prático:

1

Compra sob FOB Shanghai

Comprou um pedido de produtos eletrónicos a um fornecedor na China sob o Incoterm FOB (Porto de Xangai).

2

Transporte na origem

O fornecedor chinês organiza e paga o transporte da sua fábrica até ao porto de Xangai.

3

Carregamento a bordo

O fornecedor também se encarrega de carregar a mercadoria para o navio.

4

Transmissão do Risco

No momento em que a sua carga é içada pelo guindaste e colocada a bordo do navio, o risco de qualquer dano ou perda passa do fornecedor para si.

A sua responsabilidade (Comprador): A partir desse momento, encarrega-se de tudo: contratar e pagar o frete marítimo, contratar o seguro, gerir o desalfandegamento de importação e todos os custos até ao seu armazém final.

Exemplo de risco: Se o contentor cair ao mar depois de ser colocado no navio, a responsabilidade é sua.

Responsabilidades sob o Incoterm FOB

Responsabilidade do vendedor (máxima até a bordo):

  • Embalar e preparar a mercadoria.
  • Gerir e pagar o transporte terrestre na origem.
  • Gerir e pagar o desalfandegamento de exportação.
  • Carregar a mercadoria a bordo do navio.
  • Assumir o risco até que a mercadoria esteja a bordo.
  • A sua Responsabilidade como comprador:

  • Assumir o risco a partir do momento em que a mercadoria está a bordo do navio.
  • Contratar e pagar o transporte principal (frete marítimo).
  • Contratar e pagar o seguro.
  • Gerir e pagar o desalfandegamento de importação.
  • Pagar o transporte no destino.
  • FOB vs. CIF: Qual escolher?

    A diferença entre FOB e CIF é substancial, e deve conhecer as diferenças antes de escolher um ou outro:

    Controlo do frete

    FOB

    Como comprador, tem gestão total sobre a contratação do frete marítimo. Isso permite-lhe negociar tarifas e escolher a companhia de navegação que preferir.

    CIF

    O vendedor encarrega-se de contratar e pagar o frete e o seguro. Terá menos controlo sobre o transporte.

    Custo final

    FOB

    Maior controlo sobre os custos, possibilidade de otimizar tarifas.

    CIF

    Muitas vezes, o custo final pode ser mais alto porque o vendedor adiciona uma margem.

    Recomendado para

    FOB

    Importadores com experiência e transitário de confiança.

    CIF

    Importadores que preferem delegar o frete ao seu fornecedor.

    Se for um importador com experiência e tiver um transitário de confiança, o FOB é uma excelente opção para otimizar custos e ter mais controlo. Se preferir delegar o frete ao seu fornecedor, o CIF pode ser uma escolha melhor.

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