O Incoterm FOB (Free on Board / Franco a Bordo) é, sem dúvida, um dos Incoterms mais populares e utilizados no transporte marítimo a nível mundial. Sob o FOB, o vendedor cumpre a sua obrigação de entrega quando a mercadoria é carregada a bordo do navio no porto de embarque acordado.
É um termo de uso exclusivo para o transporte marítimo e a opção preferida por muitos importadores, pois permite-lhes ter um maior controlo sobre o transporte principal.
Com o Incoterm FOB, o vendedor é responsável por todo o processo logístico até que a mercadoria esteja dentro do navio. Isso inclui o transporte terrestre na origem, a gestão do desalfandegamento de exportação e o carregamento a bordo.
A transmissão do risco e dos custos ocorre no instante em que a mercadoria cruza a amurada do navio, de forma literal.
Comprou um pedido de produtos eletrónicos a um fornecedor na China sob o Incoterm FOB (Porto de Xangai).
O fornecedor chinês organiza e paga o transporte da sua fábrica até ao porto de Xangai.
O fornecedor também se encarrega de carregar a mercadoria para o navio.
No momento em que a sua carga é içada pelo guindaste e colocada a bordo do navio, o risco de qualquer dano ou perda passa do fornecedor para si.
A diferença entre FOB e CIF é substancial, e deve conhecer as diferenças antes de escolher um ou outro:
Como comprador, tem gestão total sobre a contratação do frete marítimo. Isso permite-lhe negociar tarifas e escolher a companhia de navegação que preferir.
O vendedor encarrega-se de contratar e pagar o frete e o seguro. Terá menos controlo sobre o transporte.
Maior controlo sobre os custos, possibilidade de otimizar tarifas.
Muitas vezes, o custo final pode ser mais alto porque o vendedor adiciona uma margem.
Importadores com experiência e transitário de confiança.
Importadores que preferem delegar o frete ao seu fornecedor.
Se for um importador com experiência e tiver um transitário de confiança, o FOB é uma excelente opção para otimizar custos e ter mais controlo. Se preferir delegar o frete ao seu fornecedor, o CIF pode ser uma escolha melhor.
A menor responsabilidade para o vendedor. A mercadoria é entregue no seu armazém ou fábrica. O comprador assume todos os custos e riscos a partir desse ponto.
O vendedor entrega a mercadoria ao transportador designado pelo comprador.
O vendedor paga o transporte até ao destino acordado.
O vendedor paga o transporte e o seguro até ao destino acordado.
O vendedor assume todos os custos e riscos até que a mercadoria seja entregue e descarregada no destino acordado (ex., um terminal ou armazém).
O vendedor entrega quando a mercadoria é colocada à disposição no local acordado.
O vendedor assume todos os custos e riscos até à entrega final.
O vendedor entrega a mercadoria ao transportador designado pelo comprador.
O vendedor paga o custo e o frete até ao porto de destino.
O vendedor paga o custo, seguro e frete até ao porto de destino.