O transporte de mercadorias perigosas representa um verdadeiro desafio para todos os componentes da cadeia de abastecimento. A segurança nestas operações é essencial, e para que a informação seja transversal, estas mercadorias são sinalizadas com o que se chama Número ONU, uma sinalização visual que é uma "linguagem universal" que permite a transportadores, carregadores e serviços de emergência identificar rapidamente os riscos de uma substância. Neste guia, queremos aprofundar estes elementos chave, explicando a sua função e a sua aplicação prática.
O Número ONU (ou UN Number) é um código de quatro dígitos atribuído a cada substância ou artigo perigoso pelo Comité de Peritos da ONU. Funciona como um identificador internacional que permanece invariável, independentemente do país de origem ou destino.
Para que serve? Permite aceder instantaneamente à ficha técnica da substância, às suas propriedades, riscos e às medidas de emergência a seguir. É o primeiro dado que os serviços de resgate procuram em caso de um incidente.
Por exemplo, o UN 1203 identifica de forma inequívoca a gasolina, enquanto o UN 1005 corresponde ao amoníaco anidro.
A sinalização é um sistema de comunicação visual que todos os reboques e cabeças tratoras exibem de forma muito visível, e que alerta sobre o tipo de risco que a mercadoria transportada representa. Compõe-se de dois elementos principais: o painel laranja e as etiquetas de perigo.
O painel laranja é um retângulo de cor laranja fluorescente, visível na parte dianteira e traseira do veículo, assim como nos lados do reboque. Contém dois números em preto que fornecem informação crucial sobre a tipologia de mercadoria que se transporta:
O número superior (2 ou 3 algarismos) indica o tipo de risco:
• O dobro de um algarismo (ex: 33) indica um risco mais intenso do tipo primário.
• Uma "X" como prefixo (ex: X338) significa que a substância reage perigosamente com a água.
Número ONU: O número inferior, que identifica a substância específica.
Exemplo de Leitura: Um painel 33 / 1203 indica um líquido altamente inflamável (33) que é gasolina (UN 1203).
Estas etiquetas são os rombos coloridos que se aderem aos volumes, embalagens e contentores. Têm um tamanho mínimo de 10x10 cm para volumes e 25x25 cm para veículos (placas). O seu design e cor estão padronizados para cada uma das 9 classes ADR.
Bomba a explodir
Garrafa de gás
Chama
Chama
Chama sobre círculo
Caveira ou símbolo de bio-risco
Trevo radioativo
Líquidos que corroem
Não tem pictograma único
O Número ONU, o Código Kemler e as etiquetas trabalham em conjunto para fornecer um "mapa de riscos" completo da carga. Um transportador pode ver o painel no camião, os serviços de emergência podem usar o Número ONU para consultar a ficha de segurança, e o pessoal de armazém pode identificar o risco do volume pela sua etiqueta.
É crucial entender que a sinalização varia consoante a quantidade transportada. Para quantidades limitadas (LQ), utiliza-se um símbolo de rombo simplificado em vez da etiqueta de classe, o que isenta de alguns requisitos de sinalização no veículo.
As etiquetas são colocadas nos volumes e embalagens, enquanto as placas, de maior dimensão, são colocadas nos veículos e contentores.
Pode ser encontrado na Ficha de Dados de Segurança (FDS) do produto.
É o Código Kemler, que descreve o tipo e a intensidade do risco.